Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Como transferir o Windows do HD para um SSD sem formatar o PC

Fonte:: Olhar Digital - ALVARO SCOLA

A troca de um disco rígido (HD) por um SSD tende a ser uma ótima medida para deixar os PC mais rápidos, mas formatar o Windows pode ser um pesadelo para alguns. Felizmente, é possível transferir o seu sistema para o disco novo sem ter que se preocupar em perder seus arquivos e programas. Outra possibilidade é migrar apenas o que é essencial, poupando espaço na nova unidade.

Seja qual for o seu interesse, é preciso ter em mente que qualquer procedimento de sistema envolve risco. Ou seja, convém fazer um backup dos seus arquivos pessoais mais importantes para um terceiro disco ou para a nuvem para minimizar as chances de quaisquer prejuízos. Dito isto, confira neste tutorial do Olhar Digital como transferir o Windows de um HD para um SSD sem formatação.

Preparativos

Para começar o procedimento, o SSD já deve estar instalado na máquina. Não é necessário formatá-lo, já que este processo será feito automaticamente pelo programa que será utilizado. Além disso, convém ficar atento ao tamanho de armazenamento do disco sólido, já que estes costumam ser menores do que os HD e pode não ser suficiente para migrar apenas os dados do sistema e não os arquivos pessoais.

Fazendo a migração

Realize o download do aplicativo MiniTool Partition Wizard;
Faça a sua instalação, mas tome cuidado com os aplicativos extras que são oferecidos. Eles não são necessários para os procedimentos que vamos realizar, portanto, desmarque qualquer opção extra que apareça;

migracao b68a2

Caso não tenha feito uma desfragmentação de disco recentemente, é uma boa ideia fazê-la antes de transferir a sua instalação atual para o SSD. Para isso, você pode usar o próprio desfragmentador de discos do Windows. Lembre-se que não é recomendado desfragmentar um SSD, assim este passo deve ser feito antes de realizar a migração;

migracao cdee7

Ao abrir o aplicativo, clique em “MiniTool Partition Wizard Free”;

migracao 83ab1

Em sua tela principal, procure pela opção “Migrate OS to SSD/HD”;

migracao 16c68

Na nova janela, há duas opções: a primeira, permite migrar o sistema junto com os arquivos e programas. Já a segunda, migra apenas os componentes essenciais do Windows. Por via das dúvidas, recomendamos a segunda opção. No entanto, se você tiver certeza que há espaço suficiente no SSD, sinta-se à vontade para escolher a primeira;

migracao fb31d

Selecione agora o SSD, e clique em “Next”;

migracao d398d

Uma mensagem lhe alertará que você perderá todo o conteúdo do disco selecionado. Clique em “Yes”;

migracao cf96b

Nesta tela, selecione a primeira opção. Ela fará com que o sistema caiba no SSD. Se for de sua preferência, é possível criar partições personalizadas nas opções de baixo. Clique em “Next”;

migracao 69e81

Na nova janela, clique em “Finish” e você estará de volta a tela principal do programa. Por fim, utilize a opção “Apply”.

migracao e55c4

Caso a sua barra de progresso fique parada por muito tempo e o MiniTool Partition Wizard não apresente progresso durante um dos passos, pode ser necessário desabilitar o antivírus enquanto a tarefa é realizada.

Neste momento todos os arquivos essenciais do Windows já estão armazenados no SSD. Para que a inicialização da sua máquina seja feita por ele, entretanto, é necessário fazer uma configuração na BIOS do seu computador, geralmente acessada pela tecla F2 ou Del durante a inicialização do sistema. A opção em que você fará a alteração fica na guia Boot, mas o nome pode aparecer diferente por conta de sua fabricante.

Últimas configurações

Como fizemos uma migração ao invés de uma instalação limpa no SSD, é importante ativar a opção TRIM, que ajuda a gerenciar o espaço em disco. Siga estes passos:

Procure por “CMD” no menu iniciar, e com o botão direito do mouse selecione a opção “Executar como administrador”;

migracao 1c1a7

Use o seguinte comando: “fsutil behavior query DisableDeleteNotify”;

migracao 7284e

Se o resultado for “0”, você pode pular este passo, caso contrário, use este comando: “fsutil behavior set DisableNotify 0”.

migracao 68871

Agora, só resta se certificar que o SSD não está configurado para ser desfragmentado automaticamente, já que como mencionamos anteriormente, esta não é uma tarefa aconselhável para ele. Veja como prosseguir:

No menu iniciar, procure por “dfrgui”;

migracao a78ef

Ao abri-lo, clique em “Alterar configurações”;

migracao 7c23f

Na nova janela, vá em “Escolher”;

migracao 18259

Desmarque o SSD na lista, e clique em “OK > OK > Fechar”.

migracao 3df10