16 Novembro 2018
Fonte:: UOL - Gabriel Francisco Ribeiro

whatsappDicas para deixar seu uso do WhatsApp muito mais simples

Você usa o WhatsApp diariamente e ele é a sua principal fonte de contato com outras pessoas? Então confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o aplicativo no dia a dia.

Fixar conversas no topo, gravar áudio sem segurar o botão, deslizar para responder... São várias ferramentas simples, algumas delas adicionadas recentemente, que são bem úteis e nem todo mundo conhece. Confira abaixo.

Deslize para responder

O que você faz para responder com citação uma mensagem no WhatsApp? A maioria das pessoas costuma clicar sobre a mensagem e depois ir na opção "responder". Mas existe uma maneira muito mais fácil e rápida. Basta deslizar o dedo da esquerda para a direita em cima da mensagem, que a função será ativada. O recurso já existe há um tempo no iPhone e começa a chegar para o Android.

Trave para gravar áudio

Gravar áudios longos no WhatsApp até pouco tempo atrás era um saco: você precisava segurar o botão e ir falando até o dedo cansar. Isso melhorou já faz um tempinho, mas tem gente que ainda não sabe. Agora, ao gravar um áudio, você verá logo acima do botão de áudio um cadeado que trava a gravação - é só arrastar o dedo até ele. Assim você pode falar normalmente sem segurar o botão e é só clicar no botão de enviar quando terminar.

Encontre um link que enviou

A troca de links em conversas e grupos do WhatsApp é incessante. No fim das contas, você pode acabar perdendo no volume da conversa aquele link que enviou e queria recuperar. Mas existe uma solução para isso: uma busca de links dentro das conversas.

Para achar isso no iOS, você precisa clicar no nome do contato ou grupo dentro da conversa em que o link foi compartilhado. Depois, clique em "mídias, links e does" e selecione a opção "links". Todos os links enviados aparecerão ali em ordem cronológica.

whatsapp

No Android, você precisa entrar na conversa em que deseja procurar o link e tocar nos três pontinhos no canto superior direito da tela. Depois basta abrir "Mídia" e aí clicar na opção "links". Se quiser buscar por palavra-chave, é só tocar no ícone da lupa no canto superior direito.

whatsapp

Busque na conversa

Nem sempre queremos buscar apenas links na conversa. Sabe aquela senha que te enviaram há tempos e você precisa lembrar? Então, é possível fazer buscas gerais dentro de conversas e grupos do WhatsApp. O recurso é bastante utilizado, mas nem todo mundo conhece e acaba se perdendo tentando subir nas mensagens até achar o que quer.

No iPhone, é só você clicar no nome do contato ou grupo no topo da tela e depois entrar em "buscar conversa". Prontinho, é só digitar o termo ou palavra-chave que quer achar e ir subindo uma a uma nas mensagens. Se você não lembra em qual conversa ou grupo a mensagem foi enviada, é só fazer uma busca geral, que fica no topo da tela inicial do WhatsApp. Sem segredo.
Já no Android você também pode tanto procurar de forma geral no topo das conversas da mesma maneira que no iPhone quanto individualmente. Para buscar em grupos e contatos específicos, clique nos três pontinhos no canto superior direito de uma conversa e então em "pesquisar".

Fixe contatos e grupos importantes

Você tem uma pessoa especial com quem conversa mais? Ou um grupo preferido entre tantos no aplicativo? Existe uma maneira de fixar esses chats no topo da conversa -- assim, eles vão sempre aparecer em primeiro quando você abrir o aplicativo, não em ordem cronológica a partir da mensagem mais recente.

Para fixar chats no iPhone, é só deslizar o dedo da esquerda para a direita do contato ou grupo que você quiser na janela principal do WhatsApp e clicar em "fixar". No Android, você precisa pressionar por um tempo a conversa na janela principal até aparecer o ícone representado por um pino no topo do app. Clique nele e a conversa será fixada.

Notificações personalizadas

Existe um jeito de saber quem te enviou a mensagem a partir do toque. Personalize o som de alerta de alguns contatos com quem você se importa mais. Para fazer isso no iOS, é só clicar no nome do contato ou grupo no topo da tela e depois em "personalizar toque". No Android é a mesma coisa, mas só muda o nome da opção: "notificações personalizadas".

Coloque senha no WhatsApp
Essa aqui é importantíssima. Para evitar que seu número de WhatsApp seja usado em outro celular por um hacker, você pode colocar uma camada de segurança extra: uma senha, que será pedida cada vez que você se logar com seu número no WhatsApp.
Para configurar isso, é só entrar em Ajustes, depois Conta e então clicar em "verificação em duas etapas". É só escolher a senha de seis caracteres e decorar.

Fonte:: OLHAR DIGITAL

Office

A Microsoft decidiu melhorar os planos do Office 365 sem ajustar o preço do serviço. Segundo anunciado pela empresa nesta quinta-feira, 30, os planos Home e Personal permitirão mais instalações, impondo restrições apenas pelo número de dispositivos que podem usar os serviços de forma simultânea.

Atualmente, o plano Home, que tem o preço oficial de R$ 29,90 por mês ou R$ 299 por um pacote anual, permite que cada usuário atrelado à conta instale o Office em cinco PCs, cinco celulares e cinco tablets, permitindo até 5 usuários em uma única conta. Já o pacote Personal, por R$ 23,90 mensais ou R$ 239 anual, dá acesso à instalação em um PC, um celular e um tablet para apenas um usuário.

Com a mudança, não haverá mais limites de instalações. Tanto usuários do Home quanto do Personal poderão instalar o Office 365 em quantos aparelhos eles preferirem, mas estarão limitados a no máximo cinco dispositivos usando os serviços simultaneamente.

Para os usuários do pacote Home, há também uma novidade: o plano passará a oferecer seis licenças em vez de apenas cinco. Isso significa que seis pessoas poderão estar vinculadas a uma assinatura, sendo que cada uma delas continua recebendo o benefício de 1 TB de armazenamento na nuvem pelo OneDrive, totalizando 6 TB por assinatura.

Segundo a Microsoft, as mudanças passam a valer a partir de 2 de outubro. As novidades valerão tanto para as novas assinaturas quanto para quem já é usuário antigo.

Fonte:: IDGNOW!

Chrome

O Google Chrome completou nesta terça-feira, 4 de setembro, 10 anos de trajetória. Quando apresentado pela primeira vez, em 2008, o navegador era simples assim como nossas ansiedades acerca da internet. O Chrome evoluiu como browser para entregar recursos mais robustos de segurança e passou por outras reformulações. Segundo o Google, a cada seis semanas a companhia libera uma nova atualização do Chrome. Entretanto, para comemorar os 10 anos de lançamento do navegador, a empresa preparou o que chama da "maior atualização da história do navegador".

A partir de hoje, os 2 bilhões de usuários em todo o mundo vão começar a ver e usar novos recursos do Chrome tanto no desktop, quanto nas plataformas iOS e Android. Os formatos estão mais arredondados, há novos ícones e uma nova paleta de cores. A atualização inclui um redesenho das guias e um novo sistema de administração de senhas, que ajuda o usuário a criar códigos mais fortes e seguros. "O objetivo é criar um look mais simples e (assim esperamos) turbinar sua produtividade", escreveu a companhia em post publicado em seu blog.

Senhas automáticas

Agora, o Chrome preenche senhas, endereços e números de cartão de crédito, segundo o Google com ainda mais precisão, enquanto você passa, por exemplo, por formulários que precisa completar ao finalizar compras e transações.

O sistema de administração de senhas também foi atualizado. O Chrome pode gerar novas senhas para você sempre que quiser e também salva a senha para que ela já esteja lá no próximo acesso – tanto no computador quanto no celular.

Respostas inteligentes desde a barra de Busca

Se você já fica intrigado com as sugestões às perguntas que faz ao Google Buscas, ficará um pouco mais inquieto ou inquieta com a atualização do serviço. Isso porque a barra no topo do Chrome, que reúne a busca e o endereço de site em um só lugar, o qual o Google chama de "Omnibox", ficou mais prática e "inteligente". Ela vai mostrar as respostas direto nesse campo, eliminando a necessidade de abrir uma nova guia. Será possível ver resultados sobre pessoas famosas, esportes, tempo e temperatura (usando o weather.com) ou a tradução de uma palavra estrangeira que você não conhece.

Outra novidade visa endereçar o senso de organização daqueles que abrem muitas abas no navegador. Quando você procurar um site na Omnibox, o Chrome vai avisar caso ele já esteja aberto – e a opção “Trocar de guia” te leva direto para esse endereço. Em breve, você também poderá procurar arquivos no Google Drive a partir da Omnibox.

Personalização

A partir de hoje, é possível criar e administrar atalhos para seus sites preferidos diretamente na página de uma nova guia do Chrome. Basta abrir a nova guia e clicar em “Adicionar atalho”. Você também pode personalizar o pano de fundo da nova guia com colocando, por exemplo, uma foto do seu animal de estimação ou, quem sabe, aquele selfie preferido seu.

Recursos exclusivos para desenvolvedores

Em seu post, a companhia também ressalta o trabalho da comunidade de desenvolvedores do Chrome, os parceiros dos chamados Chromium Projects. Para eles, o Google lançou algumas atualizações especiais e exclusivas, que incluem novos recursos CSS a uma capacidade aprimorada de rastrear desempenho.

O Google vem trabalhando para entregar um navegador mais seguro em 2018. Neste ano, lançou um ad blocker para proteger internautas de propagandas irritantes ou perigosas e ajudou a transferir a web para HTTPS, aumentando a segurança na rede. Outra novidade foi a integração de recursos para realidades virtual e aumentada para o Chrome.

"Estamos lançando uma nova série de experiências para melhorar o tempo de abertura, a latência, o uso de memória e a facilidade de usar nosso navegador", resumiu o Google.

Fonte:: OLHAR DIGITAL

google 933d5

Dá um “google”; uma “googada”…o poder da ferramenta de busca mais popular da internet é tão grande que a expressão, para muita gente, virou verbo. Tão popular que há até quem confunda o sistema de buscas com a própria internet. Em 1998, quando foi criado, não era sequer novidade, mas quem hoje ainda se lembra de Alta Vista ou Yahoo!? A grande sacada do Google foi usar um algoritmo inteligente que, para cada busca, traz os resultados mais relevantes para cada usuário. Aliás, esta é a base do sistema até hoje…

Como qualquer outra tecnologia ou serviço, o buscador evoluiu com o tempo - como era de se esperar. Hoje o Google criou um ecossistema que fomenta milhões de negócios online. E para chegar aos 20 anos mantendo seu status de ferramenta de busca mais poderosa do planeta, a evolução precisou ser constante; de melhorias no algoritmo a recursos cada vez mais precisos acessados através de comandos de voz e da inteligência artificial do Google Assistente.

Mas essa hegemonia não pode ser vista com ingenuidade. Quantos de nós, hoje, em qualquer pesquisa feita na ferramenta, passa da primeira página de resultados? Quase ninguém, é verdade. Por falar em “verdade”, ao se tornar quase um oráculo da internet, o Google, com todo seu poder, pode ter se tornado um problema - ainda que pouca gente se atente para isso…

Muito poder concentrado nas mãos de uma só empresa nunca é interessante para a sociedade. Principalmente quando essa companhia, como o Google, tem cada vez menos concorrência. Com um quase “monopólio da informação” - a exemplo do que acontece com algumas empresas de mídia no Brasil - é possível manipular muita coisa; desde como as pessoas se comportam a uma eleição, por exemplo. E isso não é saudável para ninguém.

Vinte anos - tanto na internet quanto fora dela - é muita coisa! Muito tempo. É muito difícil que uma concentração desse porte como tem o Google se quebre por meios naturais. Talvez seja a hora de a gente reavaliar essa troca. Claro, ninguém quer ou vai ficar longe do Google… a gente só não pode ser ingênuo…

Fonte:: UOL

Chrome

A Microsoft vem tentando convencer os desenvolvedores a não instalar outros navegadores de internet no Windows 10 enquanto eles testam as atualizações que chegam em outubro deste ano. A empresa tem ampliado as ações contra o Chrome para promover o Edge, em uma série de investidas por meio do Windows, o sistema operacional mais famoso do mundo.

Ainda assim, as investidas estão longe da agressividade com que a companhia agia nos anos 90, quando transformou o Internet Explorer no mais usado navegador do mundo, e protagonizou uma das maiores condenações por conduta anticompetitiva da história.

Os participantes do programa de testes do Windows, chamado Windows Insider, que tentam baixar algum navegador se deparam com o seguinte aviso:

"Você já tem o Microsoft Edge - o mais seguro e rápido navegador para o Windows 10".

A partir daí, o usuário deve escolher se abre o Edge, que vem instalado de fábrica no sistema, ou se instala o navegador escolhido por ele assim mesmo.

A Microsoft não vê problema na ação. Afirma que, ainda assim, é o consumidor que decide qual navegador vai usar.

"Testamos essa funcionalidade como parte do programa Windows Insider, que permite o teste de funcionalidades e recursos diferentes, bem como a coleta de feedbacks antes de um lançamento mais amplo. Os consumidores continuam no controle e podem escolher o navegador de sua escolha", informa a empresa por meio de nota.

Não é a primeira "funcionalidade" criada para convencer usuários a aderir ao Edge. Em março deste ano, uma das novidades da versão de teste do Windows 10 foi abrir no Edge os links recebidos por meio de seu email --mesmo se o browser escolhido como padrão pelo usuário fosse outro.

A Microsoft nunca engoliu ter perdido a dianteira para o Google no mundo dos browsers, uma vez que já dominou esse mercado com o Internet Explorer. A criação do Edge, remodelado com maior integração a outras de suas plataformas e inteligência artificial, foi, de alguma forma, uma resposta à ascensão do Chrome.

Em 1998, a disputa ferrenha pela preferência do consumidor entre os navegadores levou a Microsoft ao banco dos réus. A empresa detinha o maior caso anticompetitivo da história da tecnologia até este ano, quando o Google recebeu uma multa recorde da União Européia por usar o Android e seu domínio entre os celulares para prejudicar rivais.

A Microsoft foi acusada na época de usar seu monopólio sobre o Windows para ampliar a distribuição de seu antigo navegador, o Internet Explorer, e minar o avanço de concorrentes, entre os quais, principalmente, o Netscape.

Em 1998, o IE estava longe de ser unanimidade e o Netscape fazia com que a empresa de Bill Gates comesse poeira no segmento. Após a acusação, a Microsoft chegou a ser condenada, em uma decisão que exigiu que ela fosse dividida em duas: uma área voltada ao Windows, e outra ao IE.

Após apelar, a Microsoft entrou em um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Aceitou liberar um kit de desenvolvimento para programadores de fora da empresa criarem softwares próprios e foi obrigada a ter seus sistemas vistoriados por cinco anos, para garantir que não mudaria seus códigos para prejudicar rivais.

Fonte:: IDGNOW!

dns 7ecbc

Os navegadores da Microsoft e da Mozilla decaíram em julho, enquanto os usuários continuam a migrar para o gigante do Google, o Chrome. Segundo a Net Applications, o Internet Explorer (IE) e o Edge, da Microsoft, tiveram queda de 15,4% no mês passado, uma queda de 3,8 pontos percentuais em relação a junho. Enquanto isso, o Firefox, da Mozilla, recuou dois décimos de um ponto percentual, registrando uma participação de usuários de 9,7%.

A Net Applications calcula o compartilhamento de usuários, detectando as cadeias de agentes dos navegadores que as pessoas usam para visitar os sites de seus clientes. Em seguida, registra as sessões do visitante, em vez de contar apenas os usuários.

Um longo declive

Os problemas da Microsoft pareciam piores, já que o IE e o Edge mostraram poucos sinais de conter suas perdas contínuas. Com pouquíssimas exceções, os browsers vêm perdendo força mês após mês. No último ano, sua participação caiu 6,8 pontos percentuais, um declínio de 31% em relação à marca de 31 de julho de 2017.

Julho foi o terceiro mês consecutivo em que o Firefox registrou número abaixo da faixa de 10%. No ano passado, o Firefox perdeu 2,6 pontos percentuais, ou 21% de sua participação de usuários.

Se as tendências dos últimos 12 meses continuarem e o IE e Edge perderem mais 31% no próximo ano, eles serão responsáveis por apenas 10,6% da participação mundial de usuários de navegadores até 2019. Se o Firefox cair 21%, terá somente 7,6% de participação no mesmo período.

Mas o Firefox pode ter a melhor chance de superar essa previsão. Isso porque o navegador sobreviveu a uma experiência de quase morte recentemente. Há dois anos, a Net Applications informou que a participação de usuários do Firefox havia atingido uma baixa recorde de apenas 7,7%. Mas nos 14 meses que seguiram, o navegador se recuperou para 13,1%.

O Internet Explorer teve um pequeno crescimento em dezembro de 2011, saindo de 50% dos usuários para 59,1% três anos depois. Mas o IE, e depois o IE + Edge, perderam terreno desde dezembro de 2014.

Um futuro sombrio

De acordo com a Net Applications, o IE e o Edge foram responsáveis por 17,4% dos navegadores que rodavam no Windows em julho. Porém, o IE será cada vez mais rejeitado pelos clientes comerciais à medida que eles adotarem o Windows 10 e modernizarem os aplicativos e sites da Web. Isso deixará o Edge como o único navegador competitivo no arsenal da Microsoft. E o Edge continua a ser um fracasso. Em julho, apenas 11,5% de todos os usuários do Windows 10 confiaram no navegador, uma baixa recorde prazo.

As perdas da Microsoft e da Mozilla se tornaram os ganhos do Google: o Chrome adicionou quase quatro pontos percentuais à sua participação de usuários em julho, terminando em 64,7%. A última vez que um navegador possuiu um pedaço tão grande do mercado mundial de navegadores foi no final de 2009, quando o IE representava dois terços do total.

Usando a variação mensal nos últimos 12 meses, o Chrome deverá atingir 66,7% dos computadores ou mais em dezembro, chegando a 70% em agosto de 2019.

A média de 12 meses para os navegadores da Microsoft e da Mozilla criam uma imagem bem diferente. O IE e o Edge serão responsáveis por menos de 12% de toda a participação do usuário até fevereiro de 2019 e cairão para menos de 10% até maio. O Firefox continuará com seu declínio, caindo para menos de 9% em novembro e 8% em março de 2019.