11 Dezembro 2018
Fonte:: Olhar Digital

vpn

As VPNs estão na moda! Uma pesquisa da GlobalWebIndex acaba de revelar quais são os principais usos das VPNs por usuários de internet em todo o mundo. Confira.

A função básica de uma VPN é permitir a navegação anônima na internet. Porém, apesar deste serviço ter se tornado vital quando o assunto é privacidade, a segurança não é a principal razão pela qual as pessoas utilizam este recurso.

No primeiro trimestre de 2018, a plataforma de análise de público GlobalWebIndex realizou uma pesquisa com mais de 33.000 usuários de VPNs para PCs, e 25.000 usuários de VPNs para dispositivos móveis. Em cima das respostas dos participantes, a empresa definiu os cinco principais usos das VPNs nestas plataformas.
No topo da lista aparece a utilização das VPNs para acessar melhoresconteúdos de entretenimento, razão citada por 57% dos usuários de dispositivos móveis, e por 54% dos usuários de computadores.

Para 36% dos usuários de smartphones e 34% dos usuários de desktops, as VPNs são usadas para acessar redes sociais, sites ou serviços de notícias bloqueados nos seus países de origem. A GlobalWebIndex afirma que 41% dos usuários de VPN em celulares na China, por exemplo, usam este recurso para acessar redes sociais bloqueadas no país, apesar da prática ser reprimida por lá.

O uso da VPN no computador está relacionado a questões de privacidade e trabalho. Assim, 35% dos entrevistados disseram que usam VPNs para navegar de foma anônima, e 30% usam VPNs para acessar arquivos e serviços de trabalho por meio de VPNs aprovadas pelo departamento de informática das empresas em que trabalham.

Por último, para 27/25% dos entrevistados, as VPNs servem para conversar com amigos e familiares no exterior.

vpn 5d1fe