24 Agosto 2019
Fonte:: G1

Salvar os arquivos importantes em serviços de armazenamento na internet não é novidade, mas é uma boa prática que é negligenciada por muitos usuários. Existem diversas opções gratuitas e contam com a possibilidade de contratar espaço adicional de acordo com a necessidade. É extremamente recomendável que seja configurado algum desses serviços para evitar a perda de documentos importantes, fotos e vídeos. A boa notícia é que um dos programas mais populares para o backup de arquivos na nuvem ficou mais fácil de usar, confira.

Backup and Sync

O Google Drive é o disco virtual para os usuários dos serviços do Google, através dele é preciso definir uma pasta no PC para que o seu conteúdo seja sincronizada no repositório na nuvem. O problema é que quando o usuário deixar os arquivos importantes espalhados pelo HD, eles não serão salvos no backup. Com o novo programa será possível definir quais pastas serão sincronizadas automaticamente com o Google Drive. A novidade está disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac, e o seu instalador pode ser baixado nesse link (aqui).

Não existe limite de dispositivos conectados à mesma conta no Google Drive, mas o espaço gratuito para o armazenamento de arquivos é de 15 GB (gigabytes) com a opção de contratação de espaço adicional.

Como funciona

Para habilitar o envio de uma cópia de segurança dos arquivos, siga os passos descritos abaixo:

1 - Instale o Backup and Sync e informe as credenciais de acesso de uma conta no Google.

passo1

2 - Marque as pastas que serão sincronizadas com o serviço de armazenamento do Google Drive.

passo2

É importante avaliar previamente a quantidade de arquivos que serão salvos na nuvem para evitar o desperdício de espaço. Os vídeos em alta definição poderão ter a qualidade reduzida opcionalmente para diminuir o tamanho dos arquivos. O programa permite que cartões de memórias e pen drives também sejam sincronizados no mesmo repositório.