19 Março 2024
Fonte:: UOL

copiar tela 1 875eb

Quem usa o Windows costuma saber que a forma mais simples guardar uma imagem da tela do computador é usando o botão Print Screen do teclado.

Você "printa" a tela e depois usa o comando Ctrl + V (colar) num programa como o Paint, por exemplo, ou direto num e-mail --a imagem capturada será colada e pode ser salva ou enviada.

Mas existe no Windows um programa que faz isso de forma mais sofisticada. Chama-se Ferramenta de Captura (ou Snipping Tool, se o seus sistema estiver em inglês).

Com ele, dá para selecionar e capturar apenas um pedaço da tela.

Como achar a ferramenta nos Windows 8 e 10
1. No teclado, clique no botão de atalho que tem a logo do Windows (Botão Windows) + S para abrir o campo de pesquisa.

2. Nele, digite "Ferramenta de Captura" e clique na primeira opção de resultado, um ícone de tesoura.

3. Quando o programa abrir, você verá o botão "Novo". Clique nele para iniciar uma captura recortada de tela. Ele te dá quatro opções.

4. Vamos ensinar as três primeiras: "Recorte de Formato Livre", "Captura Retangular" e "Captura de Janela". A quarta, "Recorte de Tela Cheia", é basicamente o que já faz o botão Print Screen.

Para começar, clique na primeira opção, "Recorte de Formato Livre". A tela ficará cinza e o ponteiro do mouse vai virar uma tesourinha para você escolher que área da tela vai virar recortar. Você tem que criar um formato fechado usando o mouse, como um círculo ou um triângulo. Feito isso, a janela da ferramenta vai mostrar o resultado do que você capturou. Daí é só clicar no menu Arquivo > Salvar Como e escolher a pasta onde vai guardar.

5. Com as outras duas ferramentas, "Captura Retangular" e "Captura de Janela", o procedimento é o mesmo. Mas, no primeiro caso, a tesoura vira uma cruz, que corta em forma de retângulo. No segundo, você pode escolher qual janela aberta quer capturar.

Se você pretende usa a ferramenta mais vezes, aqui vai uma dica adicional: fixe o ícone do programa na Barra de Tarefas. Assim você não precisa procurá-lo toda vez.

Quando o programa estiver aberto, clique no seu ícone na Barra de Tarefas com o botão direito do mouse. No menu vai aparecer "Fixar este programa na barra de tarefas". Pronto, o atalho estará disponível para quando você precisar.