29 Março 2024
Fonte:: IDGNOW!

vpn afa7e

As Redes Virtuais Privadas, também chamadas de VPNs (de Virtual Private Networks, em inglês), são softwares inteligentes que criam conexões seguras e criptografadas entre o seu aparelho e servidores na web. O lado positivo é que quando você aciona uma VPN, aumenta automaticamente a segurança e a privacidade da sua navegação.

Como a VPN também permite que a sua localização seja falsificada, diversos usuários recorrem a esse tipo de solução para acessar conteúdos não disponíveis em seus países em serviços como Netflix, por exemplo – algo que a empresa de Reed Hastings vem combatendo há tempos.

Configurar e utilizar uma VPN é bastante simples. Por isso, veja abaixo como fazer isso no seu PC Windows.

Devo usar uma VPN gratuita ou paga?

Existem dois tipos principais de VPNs: gratuitas e baseadas em assinaturas. Ambas possuem as suas vantagens. As redes gratuitas obviamente são mais em conta. Apesar de ser uma forma boa de conhecer as redes privadas, já foram publicados diversos relatos que questionam a segurança de algumas VPNs gratuitas.

Por isso, recomendamos que você opte por um serviço pago – lembrando ainda que as principais opções por assinatura possuem períodos de testes gratuitos para que você conheça o serviço.

Opera

Uma maneira rápida e fácil de usar uma VPN é baixar o navegador Opera. Além de ser uma maneira muito capaz e rápida de navegar na web, o Opera também possui uma VPN embutida no próprio navegador. Uma vez que tiver instalado o Opera, abra o browser e então clique no ícone do Menu, no canto superior esquerdo da tela.

Na lista que aparecer, selecione Settings (Configurações) e depois em Privacy & Security na coluna da esquerda. No painel principal, você verá uma seção VPN com uma opção Enable VPN (Habilitar VPN). Clique nela e você verá a VPN aparecer no canto esquerdo da barra de buscas no topo da tela.

Pronto. Agora você fazer buscas na web enquanto o Opera mantém a sua conexão protegida. Para desabilitar a VPN novamente, apenas volte para essa opção e clique no botão Enable VPN para que a caixa fique desmarcada/vazia.

Serviços pagos

Se você não quer ficar mudando de navegador, e quer que a VPN funcione em todos os seus aparelhos, então o melhor caminho é um serviço pago. Temos alguns favoritos em particular no momento, com a NordVPN e a ExpressVPN ocupando o topo da lista. Nesta reportagem em especial, vamos tratar da segunda opção.

Vá até o site da ExpressVPN e clique no botão Download App (Baixar App). Quando o download for finalizado, clique duas vezes no arquivo e siga as instruções de instalação. Quando esse processo acabar, você receberá a opção de fazer login ou começar a usar a solução. Clique na segunda delas e será levado para o site da ExpressVPN, onde você precisará escolher um plano e configurar uma conta.

Feito isso, você receberá um código de ativação. Copie-o e então volte ao app da ExpressVPN e clique no botão de Sign In (Acessar). Cole o código de ativação e então siga pelas opções que perguntam se você quer que o app abra automaticamente quando você inicializar a sua máquina e se quer compartilhar dados de desempenho.

Por fim, você será apresentado a um grande botão Power que liga e desliga a VPN. Abaixo dele também há uma opção para escolher uma localização, que te permite especificar o país onde estará o seu servidor. Isso é útil uma vez que um servidor pode ficar um pouco lento em alguns momentos caso o tráfego esteja alto. Mudar para um novo servidor pode dar um ganho de velocidade para a sua conexão.

Vale notar que a empresa oferece uma garantia de devolver o seu dinheiro caso você não queira continuar usando o serviço após 30 dias – e cada conta começa com um trial gratuito de 7 dias.