29 Novembro 2023
Fonte:: UOL

criptomoeda cc19a

Em meio à valorização do bitcoin, milhares de sites começaram a utilizar computadores dos visitantes para minerar moedas digitais. Isso, claro, sem a permissão dos usuários. É uma forma um tanto suspeita de se ganhar dinheiro, não?

E engana-se quem pensa que basta fechar a aba do navegador para resolver esse problema. Os sites continuam utilizando sua máquina para minerar. Isso porque eles abrem uma janela pequena atrás da barra de tarefas do Windows, onde o usuário praticamente não enxerga. Como ele não percebe essa pequena janela aberta, o minerador funciona interruptamente até que o computador seja desligado ou que o usuário encontre – e feche – a janela.

Não é só isso. O minerador não trabalha em sua capacidade máxima para que a ventoinha da sua máquina não gire tão rápido e os outros aplicativos não fiquem lentos. Dessa forma, fica ainda mais complicado de o usuário levantar alguma suspeita.

Descobrindo o truque

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que esse truque só funciona na última versão do Google Chrome no Windows 7 e Windows 10.

Aí, uma maneira para descobrir se algum site abriu uma janela imperceptível para minerar criptomoedas é abrir o Gerenciador de Tarefas. Nele, você consegue visualizar todos os programas que estão em execução no momento. Caso positivo, basta fechar a janela.