11 Dezembro 2018
Fonte:: Canarinho Press

compras

Se você ainda tem medo de fazer compras na internet e cair em alguma cilada, saiba que há maneiras eficazes de verificar se um site é seguro. Isso vale não apenas para lojas online, mas também para portais que você ainda não conhece.

A dica é: não seja muito curioso. No caso de links ou banners estranhos, a recomendação é não clicar. Não há como saber se aquele clique vai direcionar a sua navegação para uma página segura ou se pode ser potencialmente perigoso para o seu computador. Confira abaixo dicas para saber se um site é confiável e manter sua segurança na internet:

1. Digite o endereço do site no seu navegador

Não clique em links estranhos que você receber por email, por exemplo, ou enviados por terceiros. Quando estiver com dúvidas, prefira digitar o endereço do site na barra do seu navegador. Neste momento, você também deve ficar atento se o endereço irá diretamente para o site que você pretende acessar. Se o site for clonado, por exemplo, o acesso pode ser redirecionado para uma página falsa. Nestes casos, o endereço apresentado pelo browser é diferente daquele que o usuário digitou. Por isso, é importante verificar se o endereço digitado permanece o mesmo depois que o site abrir.

2. Pesquise o nome e a reputação do site antes de acessá-lo

Você pode checar se um site tem boa reputação pesquisando o nome dele no Google, por exemplo, sem colocar o prefixo “http://”. Também vale dar uma olhada em sites e portais de reclamação de consumidores, onde possivelmente você pode encontrar registros de queixas contra sites fraudulentos.

3. Verifique o certificado do site

Sites de confiança geralmente possuem certificados emitidos por organizações de internet, como Global Sign, Certisign e outras. Pode acontecer de sites fraudulentos colocarem certificados falsos, mas para checar isso, você pode clicar em cima da imagem. Se ela for verdadeira, você será redirecionado para o site da organização. É interessante checar também o nome da instituição dona do certificado e o prazo de validade.

4. Procure um autor para o site

O fato de um site ter um “autor” ou responsável minimiza as chances de ser falso. Se você não encontrar o responsável, verifique a popularidade do portal. Caso você não encontre nenhuma informação clara, o endereço pode ser considerado duvidoso. Procure pela sessão "sobre" dentro do site para ler mais informações. Você também pode checar se o site fornece telefone, endereço e CNPJ e pesquisar na página da Receita Federal para saber se os dados são verdadeiros.