Um sitemap é um arquivo no qual é possível listar as páginas do seu site para informar o Google e os outros mecanismos de pesquisa sobre a organização do conteúdo do site. Os rastreadores da Web de mecanismos de pesquisa, como o Googlebot, leem esse arquivo para rastrear seu site de maneira mais inteligente.
Além disso, o sitemap pode fornecer importantes metadados associados às páginas listadas nele. Os metadados são informações sobre uma página da Web, como a data da última atualização, a frequência das alterações e a importância dessa página em relação a outros URLs do site.
Se as páginas do site estiverem devidamente vinculadas, o normal será os rastreadores da Web conseguirem detectar a maior parte de seu site. Mesmo assim, um sitemap pode melhorar o rastreamento do site, especialmente quando este atende a um dos seguintes critérios:
- O site é muito grande. Como resultado, é mais provável que os rastreadores da Web do Google ignorem o rastreamento de algumas páginas novas ou atualizadas recentemente.
- Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que estão isoladas ou não estão bem vinculadas entre si. Se as páginas do site não fazem referência umas às outras naturalmente, é possível listá-las em um Sitemap para garantir que o Google não ignore algumas das páginas.
- Seu site é novo e tem poucos links externos. O Googlebot e outros rastreadores percorrem a Web seguindo os links de uma página para outra. Como resultado, se nenhum site estiver vinculado a suas páginas, o Google pode não detectá-las.
- Seu site usa conteúdo rich media, é exibido no Google Notícias ou usa anotações compatíveis com outros Sitemaps. O Google pode extrair informações adicionais dos sitemaps para a pesquisa quando necessário.
O uso do sitemap não garante que todos os itens nele serão rastreados e indexados, pois os processos do Google têm como base algoritmos complexos para programar o rastreamento. No entanto, o sitemap beneficia o site na maioria dos casos, e você nunca será penalizado por usá-lo.
Fonte: Google